Como se proteger de golpes e fraudes nas compras de fim de ano
dezembro 7, 2022Segundo pesquisa, 8,4 milhões de consumidores sofreram alguma fraude em 2022
Os golpes bancários ganham a cada dia novas versões que exigem mais atenção do consumidor. Segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com o Sebrae, 22% das pessoas sofreram alguma fraude em instituições financeiras em 2022, representando aproximadamente 8,4 milhões de consumidores. Os principais golpes foram a clonagem de cartão e a transferência de dinheiro.
Com a chegada das compras de final de ano, é necessária atenção redobrada para o risco de fraudes para desfrutar o melhor da época. Para o especialista Samuel Ferreira, CEO da Meep, empresa de soluções de meios de pagamento, “o cuidado sempre deve partir do consumidor, já que a facilidade de realizar um pagamento hoje é explorada por inúmeros golpistas. São necessárias precauções básicas para evitar grandes prejuízos”.
Segundo uma pesquisa realizada pela EY-Parthenon, braço da consultoria Ernst & Young, 85% das pessoas admitem que farão alguma compra on-line neste fim de ano, acima da média mundial de 75%. O aumento se dá devido a frequência de troca de presentes nas celebrações familiares no pós-pandemia.
“O golpista sempre vai tentar se aproveitar das grandes épocas do ano. Fique atento a toda a sua jornada de compra, analise os preços, a autenticidade de sites, a credibilidade de propagandas, as avaliações de compras anteriores e, quando em contato com um atendimento, observe comportamentos, sempre tendo atenção para finalizar qualquer aquisição”, conclui Samuel.